Atualmente, os aparelhos auditivos são duráveis, fáceis de usar e confiáveis. São dispositivos eletrônicos e, como tais, demandam alguns cuidados para garantir bom funcionamento sempre, tais como limpeza, troca de bateria e cuidados gerais.
A seguir organizamos algumas dicas para cuidado no dia a dia:
- Procure evitar quedas. Coloque e retire o aparelho auditivo sobre uma superfície macia (cama ou sofá).
- Proteja-o do calor. Jamais deixe o aparelho auditivo onde possa ser danificado pela ação do calor extremo. Proteja-o da luz direta do sol (em casa e no carro estacionado) e não o deixe perto de radiadores.
- Proteja o aparelho auditivo da umidade. Remova-o da orelha antes de banhos, duchas e mergulhos. Não o deixe no banheiro, onde pode sofrer danos causados pela umidade. Seque a transpiração dentro e em volta da orelha regularmente. A umidade e a condensação podem danificar o circuito eletrônico do aparelho auditivo. Recomendamos que o compartimento da pilha seja deixado aberto à noite, bem como o uso dos desumidificadores que pode ser solicitado ao fonoaudiólogo.
- Mantenha o auditivo fora do alcance das dos bichos de estimação. Os cachorros ficam irritados com a microfonia (chiado) mas são atraídos pelo cheiro do dono. É comum o cachorro mastigá-lo. A pilha pode ser perigosa se engolida. Consulte um médico imediatamente em caso de ingestão acidental da pilha.
- Guarde o aparelho auditivo em local seguro. Quando não estiver usando, mantenha-o sempre no estojo ou no recipiente desumidificador. Tire as pilhas se não for usá-lo por algum tempo.
- Jamais tente consertar o aparelho auditivo, leve-o a um especialista. Chaves de fenda e óleo podem ser fatais para o aparelho auditivo. O simples toque nos componentes eletrônicos ou microânicos pode causar danos irreparáveis. Leve-o ao seu profissional de saúde auditiva para serviços ou reparos.
Limpeza:
- Evite deixar o aparelho auditivo sujo. Verifique sempre se seus dedos estão limpos e secos antes de manuseá-lo. A entrada do microfone tem apenas poucos décimos de milímetro (1/16 pol. a 1/8 pol.) de largura, podendo ser facilmente bloqueada.
- Limpe o aparelho auditivo com cuidado, com um pano macio e seco. Álcool, solventes e multiusos não são indicados e podem danificar o circuito eletrônico.
- Para limpeza do molde, desconecte-o do aparelho e lave-o com água e sabão neutro. Se houver acúmulo de cera no tubo, deixe o molde de repouso em um recipiente com água morna, e depois lave.Importante!Sempre separe o molde auricular do aparelho auditivo antes de lavá-lo. O aparelho auditivo jamais deve entrar em contato com a água. Antes de encaixá-lo novamente, veja se está completamente seco. Para reencaixar o molde auricular ao aparelho auditivo:
Confira se a curva do molde auricular combina com a do aparelho auditivo
Consulte seu profissional de saúde auditiva se…
- O molde auricular do seu aparelho auditivo estiver machucando ou incomodando;
- Não conseguir limpar a cera do molde auricular;
- O tubo ficar amarelado ou quebradiço;
- O aparelho auditivo apitar, impossibilitando o ajuste do volume correto;
Se o aparelho auditivo soar fraco, pode ser que a saída de som esteja bloqueada com cera ou sujeira. O acúmulo de cera prejudica a passagem do som, podendo causar microfonia (apito). Por este motivo, recomenda-se acompanhamento com médico otorrinolaringologista. Em casos de acúmulo de cera no conduto, é ele o profissional indicado para avaliação e conduta.